21 de setembro de 2010

Rua Barata Ribeiro

POR: Paula Antonello, Marcos Teixeira e Debora Vives


Inicialmente esta rua ia até a Rua Siqueira Campos. Depois foi-lhe incorporada a Rua Dr. Pereira Passos (trecho entre as Ruas Constante Ramos e Bolívar) e mais tarde, em 1926, foi prolongada até a Rua Djalma Ulrich.
A Rua Barata Ribeiro é um dos principais corredores de trânsito de Copacabana apesar de ser uma rua eminentemente residencial. Também é repleta de estabelecimentos comerciais e vários Hotéis, Apart Hotéis e Pousadas de fácil acesso tanto para o centro da cidade quanto para a Barra da Tijuca.
Cândido Barata Ribeiro, médico pediatra, nasceu em 11 de março de 1843 em Salvador, Bahia, filho de José Maria Cândido Ribeiro e D. Veridiana Barata Ribeiro (1843-1910).

Veio para o Rio de Janeiro em 1853 e matriculou-se no Mosteiro de São Bento, onde estudou o curso de preparatórios, residindo, por concessão especial, num quarto dessa casa conventual durante alguns anos. Como estudante lecionava preparatórios para manter-se. Havendo conseguido os preparatórios necessários, matriculou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde recebeu o grau de Doutor em Ciências Médicas e Cirúrgicas em dezembro de 1867.
Em seu curso médico, foi interno de Clínica Médica e Cirúrgica e preparador do gabinete anatômico da Faculdade.

Depois de formado, passou a residir na cidade de Campinas, província de São Paulo, sendo nomeado Diretor do Serviço Médico e Cirúrgico do Hospital de Caridade da mesma cidade, onde clinicou e fundou a escola de crianças pobres. Em decreto de 10 de janeiro de 1874, foi nomeado Comissário Vacinador da província de São Paulo. Transferindo sua residência para a capital do Império, entrou em concurso destinado ao magistério da Faculdade de Medicina, sendo nomeado Lente Catedrático, em decreto de 25 de março de 1883.

Foi um grande paladino da abolição da escravatura e teve imensa atuação na campanha que implantou o regime republicano, como destemido propagandista de República. Com o advento do regime, ocupou o cargo de Presidente do Conselho Municipal, em 1891, e foi o primeiro nomeado para exercer o cargo de prefeito do Distrito Federal, em dezembro de 1892.
No exercício desse cargo, foi um grande iniciador de melhoramentos da cidade do Rio de Janeiro, que muito lhe deve, e onde deixou luminosa trilha de trabalho fecundo e inteligente. Intransigente de caráter e de impoluta honestidade, foi cercado sempre de consideração, até dos próprios adversários. Em decreto de 23 de outubro de 1893, foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal, preenchendo a vaga ocorrida com o falecimento do Barão de Sobral; tomou posse em 25 de novembro seguinte. Submetida a nomeação ao Senado da República, este, em sessão secreta de 24 de setembro de 1894, negou a aprovação, com base em Parecer da Comissão de Justiça e Legislação, que considerou desatendido o requisito de "notável saber jurídico" (DCN de 27 de setembro de 1894, p. 1136). Em conseqüência, Barata Ribeiro deixou o exercício do cargo de Ministro em 29 do referido mês de setembro.
Em 30 de dezembro de 1899, foi eleito Senador pelo Distrito Federal, sendo reconhecido a 25 de maio do ano seguinte e exercido o mandato até 1909. Era membro da Academia Nacional de Medicina e de várias associações científicas.

Barata Ribeiro faleceu a 10 de fevereiro de 1910, na cidade do Rio de Janeiro, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista. Foi casado com D. Ana Borges Barata Ribeiro.
Hoje em dia a Rua Barata Ribeiro é um dos endereços comerciais mais importantes de Copacabana abrigando todo o tipo de lojas, hoteis, restaurantes e prestadores de todos os tipos de serviços, além de milhares de unidades residenciais e um dos principais corredores de trânsito da zona sul carioca. Existe uma saída da Estação de Metrô Cardeal Arcoverde na Rua Barata Ribeiro em frente ao n° 181.

Nenhum comentário:

Postar um comentário