5 de outubro de 2010

As Ruas e a Música - Vol. 2

POR: Paula Antonello, Marcos Teixeira

RUA AUGUSTA

A Rua Augusta é um dos eixos mais cosmopolitas da cidade de São Paulo. Lá convivem brasileiros de todas as condições sociais, estrangeiros de inúmeras origens, comércio de variadíssimas espécies. Há lojas alternativas e há lojas chiques, há casas de má famas e há teatros elitistas. Quem atravessa a rua de uma ponta à outra experimenta todas as vertentes do Brasil urbano.

As primeiras referências da Rua Augusta, importante via arterial da cidade de São Paulo, começam por volta de 1875, onde a rua foi chamada primeiramente de Rua Maria Augusta. Em 1897 foi batizada oficialmente de Rua Augusta, nome que permanece até os dias atuais. A rua liga os Jardins ao centro da urbe paulista. Desde seu início na rua Martins Fontes com a rua Martinho Prado até o cruzamento com a Avenida Paulista é uma subida, e a partir desse ponto começa a descer até o seu término na Rua Colômbia, que nada mais é do que a continuação da via, só que com outro nome.

Atualmente, o trecho da rua que vai do início até o cruzamento com a Avenida Paulista conta com a presença de boates, saunas e casas de espetáculos, sendo um dos pontos de meretrício da cidade. O restante de sua extensão é formado por bancos, lojas, boutiques de alto nível, teatros, restaurantes de luxo e cinemas, o que dá a essa parte da rua um aspecto mais nobre e sofisticado.

A Rua Augusta foi parte das terras do português Mariano Antônio Vieira, dono da Chácara do Capão desde 1880, quando abriu várias ruas no Bairro da Bela Sintra, inclusive a Rua Real Grandeza, atual Avenida Paulista. Resolveu abrir uma trilha, pois os caminhos eram muito íngrimes, para posteriormente serem instalados bondes puxados por burros, em 1890. Apenas em 1891, com a inauguração da luz elétrica, foram movidos com eletricidade. Entre 1910 e 1912 ela foi estendida até a Rua Álvaro de Carvalho, ficando oficial em 1927. Até 1942 a Rua Martins Fontes fazia parte da Rua Augusta. A Rua Augusta aos poucos virou um grande ponto de prostituição, ocasião em que foi desmembrada. Do lado oposto, em direção aos "Jardins", o seu prolongamento até a Rua Estados Unidos foi oficializado em 1914.

Sobre o nome "Augusta", tudo leva a crer que o responsável pela abertura da rua, o português Mariano Antônio Vieira, não quis homenagear uma pessoa e sim aplicar algo com um título de nobreza.

A Rua Augusta representou para os jovens dos anos 60 glamour e diversão. A partir da década de 70 começou a se adaptar às mudanças, dado o pesado tráfego de automóveis e ônibus e a criação de inúmeras galerias e centros comerciais, aliados à falta de estacionamentos.

A Rua Augusta ficou tão conhecida, que famosos resolveram gravar uma música sobre a rua. Segue abaixo a letra da música, junto com o vídeo do grande cantor Raul Seixas.


Entrei na Rua Augusta

A 120 por hora
Toquei a turma toda
Do passeio prá fora
Com 3 pneus carecas
Sem usar a buzina
Parei a quatro dedos
Da esquina
Falou!
Vai! Vai! Johnny
Vai! Vai! Alfredo
Quem é da nossa gangue
Não tem medo...(2x)
Meu carro não tem breque
Não tem luz
Não tem buzina
Tem 3 carburadores
Todos os 3 envenenados
Só pára na subida
Quando falta a gasolina
Só passa se tiver
Sinal fechado
Tremendão!
Vai! Vai! Johnny
Vai! Vai! Alfredo
Quem é da nossa gangue
Não tem medo...(2x)
Toquei a 130
Com destino a cidade
No Anhangabaú
Botei mais velocidade
Com três pneus carecas
Derrapando na raia
Subi a Galeria Prestes Maia
Tremendão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário