30 de novembro de 2010

Rua do Catete

POR: Marco Antonio

O catete é um bairro da zona sul do Rio de Janeiro caracterizado por suas nuances comerciais/residências,
 


Haja vista seu forte comercio, tanto formal como informal



Sendo constituído por população residencial majoritariamente da classe média. A história do bairro teve inicio no período colonial, precisamente em meados de 1575, quando o então governador Antonio de Salema teve a iniciativa de construir uma ponte sobre o Rio Carioca no local atualmente a Praça José de Alencar – primeira ponte da cidade – chamada de Ponte de Salema,cobrando pedágio aos passantes oriundos das partes que margeavam o rio, naquele local, os brancos pagavam um preço, já burros, cavalos e escravos pagavam outros valores, essa ponte existiu até cerca de 1870.
Da ponte de Salema até o Largo do Machado, existia somente o caminho que era denominado catete. Já em sentido contrario do Largo do Machado até a Glória, o local era deserto possuindo pequenas chácaras e muito poucas casas, e este mesmo caminho era conhecido como: Caminho que vai da Glória ao Catete. Posteriormente generalizou-se possuindo este nome em toda sua extensão, o que até hoje persiste, ou seja, Rua do Catete. O nome Catete, em tupi significa mato fechado.
O bairro abriga o palácio do catete, antiga sede da presidência da republica do Brasil, atualmente convertido no museu da República. Por conta do Palácio, o bairro abrigava até a Década de 1960 varias embaixadas e consulados. Os outros dois museus são Museus do Folclore e o das Telecomunicações.





Os jardins do palácio do catete são extremamente bem cuidados oferecem à população do bairro área de lazer para as crianças com segurança.







Curiosidades:
O termo “catete” designa uma espécie de milho miúdo também conhecido como “batité” (termo tupi que se origina da junção de) aba´ti [milho] e e´tê [verdadeiro]
O bairro já foi dos mais nobres da cidade antes da transferência da capital da cidade do Rio de Janeiro para BrasíliaO catete é adjacente à Glória, Laranjeiras, Santa Tereza e ao Flamengo

http://www.midialocal.com/bairros/2/catete

Nenhum comentário:

Postar um comentário