7 de dezembro de 2010

Minha rua - São Luiz Gonzaga / Benfica

Por Thiago Rodrigues
Quando se fala na Rua São Luiz Gonzaga muitos se lembram dela em São Cristovão, mas poucos se lembram que ela termina no bairro de Benfica. Benfica é um bairro da zona norte conhecido sobretudo pela famosa rua apelidada de Rua dos Lustres que fica na Rua Senador Bernardo Monteiro (uma rua que começa na lateral da São Luiz Gonzaga). Sempre quando alguém pergunta: “Você conhece Benfica?” quase sempre o que se houve é “ Ali na Rua dos Lustres?” A rua dos lustres é um referência muito forte no bairro é nada mais é do que uma rua repleta de lojas de iluminação. Outros pontos de referência em Benfica são o Hospital Central do Exército e o CADEG (grande centro de venda de frutas e hortaliças). Apesar das referências, Benfica por ser um bairro muito pequeno é esquecido por grande parte da população por isso muita das vezes quando alguém me pergunta onde moro, digo que moro em São Cristovão (bairro ao lado de Benfica) porque na maioria das vezes (na maioria mesmo) tenho que explicar onde fica Benfica, já o bairro de São Cristovão todo mundo já conhece.







O nome de Benfica é uma referência ao bairro de Benfica em Portugal (não se esqueçam que Benfica fica ao lado de São Cristovão – antiga moradia do Imperador Pedro II). Fernão Lopes (cronista oficial do Rei Pedro I), na sua Crónica de el-rei D. Pedro I escreve uma passagem que explica o nome de “Benfica” ao bairro:

"...Maria Rousada, mulher casada com seu marido, que dormira com ela por força antes de a receber por mulher, ao que então chamavam, "Rousar" e depois "Forçar" (estuprar) por a qual cousa ele merecia morte se ela lhe não perdoasse. E tendo já dela filhos, viviam ambos muito contentes, e em grande bem querença e ouvindo-a El-Rey chamar por tal nome, perguntou porque lho chamavam? E soube da sorte como tudo fora, e que se avieram que casassem ambos por tal feito não vir mais a público. El-Rey por cumprir justiça mandou-o logo enforcar, e ia a mulher e os filhos carpindo atrás dele com grande lastimança, mas não lhe valeu. (Dizem que isto sucedeu no Termo de Lisboa, no Lugar de Bemfica, e que dizendo os que acompanhavam El-Rey, que a mulher ficava mal, respondeu El-Rey: Bem fica, e casando-a depois com outro lhe deu com que passar; e que celebrando-se a acção del Rey ficara este nome ao Lugar, que dantes tinha outro, porque as palavras dos Príncipes, ditas com discrição, ficam em Provérbios, e quase em Leis, e Ordenações." (fonte: Wikipedia – Bairro Benfica / Portugal – 26/11/2010

Nesse mapa da década de 20, podemos ver a linha ferroviária que passava por Benfica. Nessa época Benfica ainda se chamava “Bemfica” e podemos perceber que já havia o Hospital Central do Exército e havia o Jockey Club em torno do bairro. Hoje no espaço existe um grande quartel do exército no bairro do Rocha, que fica ao lado de Benfica.


A Rua São Luiz Gonzaga é uma homenagem ao Santo que da o nome à rua. O Santo São Luiz Gonzaga viveu na Itália de 1568 a 1591. Filho de família rica ( seu pai era o marquês de Castiglione), frequentou a alta sociedade italiana e teve uma forte educação católica por conta de sua mãe. Já bem cedo Luiz Gonzaga decidiu que queria seguir a vida religiosa e decidiu pela virgindade e a abolição dos bens materiais. São Luiz também negou a sua herança nobre, ele mesmo dizia que “Também os príncipes são pó como os pobres: talvez, cinzas mais fedidas “.





Luiz Gonzaga morreu jovem com apensas 23 anos de Tifo (doença que ataca a pele). Por conta de suas idéias de pureza (virgindade) , abolição da vaidade e caridade, São Luiz Gonzaga foi proclamado como o santo dos Jovens e dos estudantes. Podemos perceber a idéia de pureza que a igreja católica queria dos jovens (usando São Luiz Gonzaga como exemplo) através de sua oração:

“Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgens das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Ámen.”

Postado por Thiago Rodrigues





Um comentário:

  1. pureza não é sinônimo de virgindade. pureza, é o estado da alma que busca a Deus incessantemente, mantendo-se longe do pecado e das malicias. um casal pode ser puro, a pureza encontra-se no desejo de aproximação de Deus e distanciamento de tudo aquilo que nos impede a chegarmos até ela!

    ResponderExcluir