3 de dezembro de 2010

Rua 28 de Setembro Part. I

POR: Amanda Ribeiro

    RUA 28 DE SETEMBRO PARTI I


A Rua 28 de Setembro recebeu este nome pelo empresário e abolicionista, Barão de Drummond, que criou este boulevard no lugar da antiga Rua dos Macacos, e o batizou em homenagem à data em que foi assinada a Lei do Ventre Livre, 28 de setembro de 1871, pela Regente Princesa Isabel, e pelo Visconde do Rio Branco, do Partido Conservador da época. A homenagem deu origem também ao nome do bairro, Vila Isabel, coligação a princesa.
Rua principal, na qual passava o meio de transporte popular da época, o bonde, vai da Rua São Francisco Xavier até a Praça Março, atual Praça Barão de Drummond, principal do bairro, em menção ao seu fundador. Não existiam prédios e nem comércio naquele tempo, apenas casarões e terras. Hoje, possui prédios residências altíssimos, rotativo de diferentes meio de transportes, e vasta opção de comércio.
Muitos bares, restaurantes, música popular, mantém a tradição de boêmio. Pela 28 de Setembro passarem ilustres nomes como Noel Rosa, homenageado com sua estatudo no começo da a rua, Aldir Blanc, Martinho da Vila, Neguinho da Beija-Flor, Jamelão, entre outros. Serviu de inspiração e foi pauco de muitas composições.




Nenhum comentário:

Postar um comentário