3 de dezembro de 2010

Rua 28 de Setembro Part. II

POR: Amanda Ribeiro


RUA 28 DE SETEMBRO PART II
Interessante as calçadas da Rua 28 de Setembro, em pedras portuguesas, levam mosaicos de partitura da Música Popular Brasileira como sambas de Noel Rosa, e outras composições de artistas renomados como Martinho da Vila e Lamartine Babo.
Algumas das letras históricas em partitura nas calçadas de Vila Isabel estão: Cidade Maravilhosa de André Filho, Abre Alas de Chiquinha Gonzaga, Luar do Sertão de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco e Aquarela do Brasil de Ary Barroso, entre outras.
Considerada o berço do samba, em 1929, o Bando dos Tangarás, integrado por Noel Rosa, Almirante, Braguinha, Henrique Brito, Alvinho, a partir da música "Na Pavuna" atraíu a atenção popular para o bairro de Vila Isabel. Foram ainda os primeiros a introduzir o ritmo de batucada e a percussão nas gravações de discos. Por isso a homenagem ao musico e compositor, tanto nas calçadas, como sua estátua tamanho real na Praça Maracanã.
Em 1994, recebeu o Projeto Boemia destinado a resgatar o passado boêmio do bairro. Bares e restaurantes passaram a colocar mesas na calçada, com música ao vivo, atraindo jovens, famílias e visitantes vindos de longe, para ouvir a boa música brasileira. Atualmente tem sediada a Escola de Samba Unidos de Vila Isabel. Dentre os estabelecimentos e construções de epoca, podemos encontrar também arquiteturas antigas como o Petisco da Vila, inaugurado em 1969.
A Rua 28 de Setembro faz parte da história e tradição do Rio de Janeiro. Proporciona a seus moradores e visitantes, benestar e opções de divertimento. 



 Músicas encontradas nas calçadas da 28 de Setembro:










Nenhum comentário:

Postar um comentário