7 de dezembro de 2010

Rua Ronald de Carvalho

Rua Ronald de Carvalho



Moro na Rua Ronald de Carvalho, em Copacabana, próximo a Praça do Lido. A Ronald, como é conhecida pelos moradores, freqüentadores e admiradores retrata com perfeição a boemia carioca.

            Perto da praia mais famosa do mundo, até os que curtem acordar cedo para desfrutar   do sol não descartam os bares a noite. Só no meu quarteirão, entre a Ministro Viveiros de Castro e a Barata Ribeiro, a Ronald acumula a bagatela de cinco bares.

            Com o Campeonato Brasileiro com jogos quarta, quinta, sábado e domingo, os apaixonados pelo esporte misturam a fome com a vontade de comer. Tem espaço para todos.

            Quando o seu time de coração já jogou, você desce para secar os outros, que o fizeram na última rodada. E assim por diante. Quarta-feira é batata. O jogo da rede Globo começa às 21h50 e a transmissão termina para lá de meia noite.

            Nada que afaste os apaixonados da rua. Até porque, após o jogo, tem a famosa resenha, você é conhecedor de causa. O pior, para a minoria que não gosta de futebol, é lá pelas 3h da manhã começa a barulhada da feira que, antes do galo cantar na quinta, já está com suas barracas armadas.

            Por isso, a quem reclame. Mesmo assim não trocam de endereço. A Ronald de Carvalho consegue abranger todos os componentes de uma grande pauta. Tem a figura conhecida por todos, o famoso “Padrinho”. O guardador de carros, pintor, porteiro e afins, herdou o apelido por chamar a todos que moram na Ronald de padrinhos, para os homens, e madrinhas as mulheres.

            No início quando falei sobre o fato de não querer, a princípio, falar da minha rua, não tinha a ideia do fato em si. A intenção inicial era falar sobre o futebol, que tanto amo e acompanho, porém, depois, percebi que a Ronald era, é e continuará sendo, uma rua que tem o futebol como coração.

A Rua Ronald de Carvalho, fica logo no incio de Copacabana, vai da Av. Atlântica a Barata Ribeiro, entre elas a Rua Ministro Viveiros de Castro e Avenida Nossa Senhora de Copacabana. 

A HISTORIA

    Seu primeiro nome foi Rua Haritoff, em homenagem a Maurício Haritoff, nobre russo, embaixador, que se radicou em nosso pais. Agora seu nome é em homenagem ao poeta, ensaísta, jornalista, crítico e diplomata brasileiro, que nasceu no Rio de Janeiro, RJ (1893-1935), Ronald de Carvalho.

    Além dos bares encontro na Ronald duas pet shops, veterinária,
 hortifruiti, floricultura, a churrascaria Carretão, dentre outras coisas.

    Perto da minha casa tem um mercado (Pão de Açúcar), uma padaria (Padaria Atlantica) e uma farmácia (Farmácia do Leme) que funcionam 24 horas, na rua Ministro Viveiros de Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário