3 de dezembro de 2010

Rua Santa Clara

POR: Clarice Azevedo e Álvaro Maciel

Rua Santa Clara

A Rua Santa Clara Começa na Avenida Atlântica e termina na Rua Henrique Oswald.
Quem foi Santa Clara:
 Santa Clara nasceu em Assis, Itália, 11 de julho de 1194. Seu  nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, a qual haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo.

Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo. Aos 18 anos abandonou seu lar para seguir Jesus mais radicalmente.

A Rua:
Localizada bem no centro de Copacabana, esta é a rua mais longa do bairro perpendicular à orla e uma das mais famosas e importantes do bairro. Inicialmente só existia no trecho entre o mar e a Rua Tonelero, tendo sido aberta por um grupo de proprietários de terras locais. Chamava-se Rua de Santa Clara, mas com o tempo viria a ser apenas Rua Santa Clara.

Comerciante português, o Comendador Felisberto Peixoto chegou ao Brasil em 1875 e em 1903 iniciou a compra dos terrenos que deram origem à sua chácara Os terrenos ficavam entre as ruas Siqueira Campos, Tonelero e Santa Clara.
Por não ter descendentes diretos, o Comendador Peixoto doou, em 1938, todos os terrenos de sua chácara para cinco instituições de caridade. Neste local surgiu o Bairro Peixoto, que pelo seu traçado urbanístico, hoje é limitado acima pela Rua Henrique Oswald, à esquerda pelas Ruas Santa Clara e Lacerda Coutinho, à direita pela Ladeira dos Tabajaras e abaixo pela Rua Tonelero.

Atualmente a Rua Santa Clara, se divide em trechos com características peculiares e distintas. A maior quadra da Santa Clara pertence ao Bairro Peixoto, e sua principal característica é a ausência quase total de comércio, sendo uma área predominantemente residencial.
Já o trecho que vai da N. S. de Copacabana e a Barata Ribeiro, mantém um intenso comércio. A quadra que se estende  entre a N. S. de Copacabana e a Rua Domingos Ferreira, caracteriza-se por possuir lojas, de moda, com preços populares.


Prédios Modernos e arranha-céus contrastam com poucas casas, da primeira metade do século XX com influência arquitetônica do estilo neocolonial e normando, que resistiram ao tempo e à valorização imobiliária do local e contribuiram para que o bairro se tornasse área de proteção ambiental e preservação histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário